O Jardim da Casa da Música foi palco dia 8 de maio para a inauguração do busto de José da Costa Miranda.
A escultura surge fruto da ambição da Câmara Municipal de Machico, em parceria com a Banda Municipal, de homenagear aquele que foi uma das grandes personalidade da história da Banda Municipal de Machico. De referir que o busto é de autoria de Emanuel Santos.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Autarquia, Ricardo Franco.
José da Costa Miranda, filho de um dos fundadores da Banda (1896), nasceu em Machico, em 1908, e faleceu em Tires, Cascais, em 1987.
Iniciou os seus estudos musicais na Banda Municipal de Machico com o antigo regente, Francisco de Assis Moreira, e, mais tarde, aprofundou os seus conhecimentos na Banda Militar e na Academia de Música, Belas-Artes e Línguas da Madeira, onde foi aluno do Capitão Gustavo Coelho(Maestro / Chefe da Banda Militar).
Dirigiu a Banda Municipal de Machico em dois períodos, sendo o primeiro entre 1929 e 1959 e, mais tarde, entre 1979 e 1984. Na área da música sacra, foi compositor de inúmeras músicas religiosas, maestro, cantor e organista na Igreja Matriz de Machico e outras igrejas, nomeadamente, Santa Cruz, Gaula, Santo António da Serra e Porto da Cruz. O seu arquivo é composto por 95 partituras de sua autoria e inúmeros arranjos, organizado por géneros musicais, integrando boleros, fados, foxtrots, marchas, marchinhas, viras e música religiosa. Este contempla ainda obras dedicadas aos seus netos e ao seu avô, bem como marchas de aniversário, que compôs para várias bandas, e o hino e a marcha da Fundação da Banda da Camacha, em 1973.
Foi ainda maestro da Banda Municipal de Câmara de Lobos, do Porto Santo e da Camacha.
A Marcha - Machico (1928) foi a sua primeira composição, quando aluno do Capitão Gustavo Coelho. O seu expoente artístico vai para a Marcha Fúnebre do Senhor dos Milagres – 1943, tocada até os nossos dias, em homenagem à trágica aluvião de 1803. Distinguindo-se como regente da Banda Municipal de Machico, em 1985, foi homenageado pelo Governo Regional da Madeira.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui


